Logo RAIS 2020 Ícone

RAIS 2020

Versão 1.0.0 Grátis
12.7 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1/10
Atualizado em : 16/03/2020 Ministério da Economia
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Crislaine Henk
Conheça o programa gerador da relação de trabalhadores e como usá-lo!

Para conseguir manter as informações sempre atualizadas sobre os trabalhadores, o Governo Federal tem uma série de obrigações a serem realizadas. Para facilitar o acesso à informação e, também, tornar o processo mais rápido, o governo disponibiliza uma série de programas que podem ser utilizados nessa transmissão de dados, como é o caso do DCTF - Programa Gerador da Declaração PGD. Um deles é o Gerador de Declaração da RAIS 2020.

A Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) é um instrumento que verifica os dados trabalhistas e é uma obrigação para grande parte das empresas e deve ser realizado anualmente. Vale destacar que é por meio dessa relação que se mantém os dados do FGTS atualizados e as informações sobre abono salarial.

O programa da RAIS funciona em conjunto com o eSocial. As informações que são requeridas devem ser cadastradas em evento específico dentro dessa plataforma e, da mesma forma, a transmissão da RAIS só precisa ser realizada em casos específicos.

Utilizando o RAIS 2020

Para começar a utilizar o programa, é preciso realizar alguns passos. No site, há um tutorial que indica como deve ser realizada a instalação do programa da RAIS, com as informações de transferência de fichas de uma versão para outra.

RAIS 2020 - Imagem 1 do software

O programa possui mais de uma versão ativa para uso. Por conta disso, antes de iniciar o download, é preciso verificar qual é a versão necessária e realizar o passo a passo para a instalação. O programa requer Java 7 ou superior.

Se no computador já há Gerador de Declaração da RAIS, conhecido como GDRAIS, instalado, é preciso acessar a pasta Declarações, que está no diretório C, na pasta do programa, e copiá-la para que os dados não sejam perdidos antes de desistalar a versão anterior e instalar a atual.

Para utilizar o programa, pode-se tanto iniciar uma nova declaração, abrir uma já iniciada ou importar os dados de preenchimento. Ao iniciar uma declaração, é preciso preencher os dados da empresa, como CNPJ e razão social, bem como as informações econômicas e demais dados.

Nossa Opinião sobre o RAIS 2020

Essa relação é um documento obrigatório que precisa ser realizado pela maioria das empresas. Por conta disso, contar com um programa simples é essencial para conseguir realizar a transmissão das informações de forma rápida e fácil.

O RAIS 2020 é um programa leve, com design simples. Todos os dados estão inseridos em botões na barra de tarefas ou nos menus. As opções seguem o padrão reconhecido, sendo fácil para o usuário encontrar os comandos que está procurando.

No entanto, vale destacar que o RAIS 2020 só deve ser utilizado em alguns casos específicos. Com o advento do eSocial, a maioria das informações que seriam transmitidas por meio desse programa passaram a integrar o sistema unificado. Por conta disso, antes de iniciar o preenchimento, é importante confirmar a necessidade de utilizar essa opção.

Prós & Contras

Prós

  • Transmissão rápida e eficiente de dados;
  • Programa leve, com design simples;
  • Opções presentes na barra de ferramenta e no menu.

Contras

  • Maioria das informações está no eSocial.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o RAIS 2020

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação