Logo PlotBot Ícone

PlotBot

Grátis
Funciona em: Web
Adicionado em : 23/04/2012 PlotBot
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Nemes
Trabalhe de forma colaborativa com os seus roteiros, com a ajuda de uma ampla rede de colaboradores

PlotBot é um serviço online no qual você pode criar e editar roteiros direto no navegador, contando com a colaboração de uma comunidade de outros escritores.

Aprenda desde o início

Para quem não tem ideia de como um roteiro é escrito, existe um guia que indica todas as partes de um projeto, de forma bastante prática. Quem começa a usar o PlotBot logo é apresentado aos elementos básicos, como o cabeçalho, os diálogos e as descrições de ação.

Isso faz com que você tenha uma melhor ideia de como um roteiro é estruturado, para que quando a sua história for criada, ela já esteja formatada da maneira correta. O editor de textos dele lembra bastante o Celtx, porém em uma versão mais básica, perfeita para quem está começando e ainda não tem muito contato com o mundo da produção cinematográfica.

Tutorial ensinando o que cada elemento significa

Crie a sua conta e abra um projeto. Cada pessoa pode ter quantos projetos públicos quiser, porém apenas dois privados, já que o forte dessa rede é justamente a colaboração de outros utilizadores para fazer com que o seu roteiro seja desenvolvido mais rapidamente.

Projetos colaborativos

Este é, definitivamente, o foco do PlotBot. Se você não está se sentido criativo para começar um novo roteiro, o que acha de ler as cenas que outra pessoa escreveu, dar a sua opinião e ajudá-la a melhorar o seu trabalho?

Leia e opine em outros projetos

Busque um assunto e veja o nome e um pequeno resumo de cada projeto do site. Assim que você achar algo interessante, abra e comece a ler o roteiro. Se você encontrar algo que poderia ser melhor, ou quem sabe diferente, pode pedir para ingressar neste projeto como um colaborador.

Se o seu autor permitir, você pode adicionar cenas, comentar e até editar o que já foi feito, sempre com a autorização de quem criou o roteiro. Desta forma, você pode ajudar alguém que está “empacado” em uma cena, enquanto tem boas ideias para o seu próprio trabalho.

Ajudar não é copiar

Apesar de ser uma ótima maneira de receber ajuda e colaborar com o projeto de outras pessoas, é preciso ter em mente que todo trabalho de criação é protegido por direitos autorais. Portanto, quando você acessa um roteiro no PlotBot, não seja desleal com os utilizadores que criaram aquele material: leia, comente e faça sugestões, mas não copie as cenas como se fossem suas.

Da mesma forma, se você algum dia encontrar um material que foi plagiado de um roteiro que você escreveu, é seu direito conversar com a pessoa para que ela retire o projeto do ar. A comunidade do PlotBot tem muito a oferecer, basta saber como utilizar corretamente.

Nossa Opinião sobre o PlotBot

O PlotBot é uma ferramenta ótima tanto para quem está começando, quanto para quem gosta de receber sugestões e ajuda nas suas criações. Para quem nunca escreveu um roteiro, esta ferramenta pode ser uma ótima maneira de aprender a fazer isso sem precisar pagar um curso.

É claro que, apesar da colaboração da rede, é preciso ter noções básicas de como adaptar uma história para escrever um bom roteiro. mas, com algum esforço, é possível aprender isso lendo os projetos e roteiros de outras pessoas antes de começar a criar o seu próprio.

O fato de que ele ensina o que é e para que servem os principais elementos de um projeto desse tipo (cabeçalho, ação, diálogo etc.) é um ponto positivo muito grande. O Celtx, por exemplo, é um ótimo editor de roteiros, porém não ajuda muito quem nunca teve contato com esses elementos de criação e montagem.

Apesar de ser tão bom, o PlotBot tem um problema que pode ser grande, dependendo do tipo de projeto que você pretende criar. O site, principalmente as áreas que são tutoriais, é traduzido para o Português, porém a maior base de escritores dele ainda é comporta por pessoas que falam inglês. Sendo assim, a colaboração dessas pessoas depende do idioma no qual o seu roteiro é escrito. 

É claro que, por mais limitante que isso seja, não é um problema gravíssimo, tendo em vista que você pode chamar os seus amigos e outros roteiristas para ajudar, e existem utilizadores brasileiros nesta rede, mas se você espera uma ajuda maior, é bom pensar na possibilidade de escrever em inglês.

Um problema desse tipo de colaboração é que isso torna o roubo de propriedade intelectual muito mais fácil, já que você pode ler e copiar milhares de roteiros sem nenhum tipo de restrição. Esse é um risco que é preciso correr para poder contar com a colaboração de outras pessoas no seu material.

Prós & Contras

Prós

  • Ótimo para iniciantes,
  • Rede colaborativa
  • Fácil de criar e editar projetos
  • Tutorial mostrando os elementos de um roteiro

Contras

  • Maior parte dos utilizadores escreve em inglês
  • Torna mais fácil o roubo de propriedade intelectual

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o PlotBot

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação