Logo OBS Studio Ícone

OBS Studio

Grátis
70.41 MB
Funciona em: Windows
8/8.1/10
Atualizado em : 21/06/2021 OBS Project

O que estão falando…

+0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Gabriel Magri
Saiba como utilizar os principais recursos disponíveis do OBS Studio

Você é um youtuber ou um gamer? Cria videoaulas ou tutoriais? Quem trabalha com divulgação de conteúdo sabe o quanto é difícil encontrar uma ferramenta de edição que comporte todas as funções necessárias para se realizar um bom trabalho. Caso você se enquadre em um dos perfis mencionados ou seja um entusiasta de tecnologia e gosta de estar atualizado, apresento-lhes o OBS Studio.

Ele permite ao usuário transmitir o que ele realiza em sua tela, em tempo real. Você pode realizar a veiculação para as principais redes sociais, como Youtube Twitch, Instagram, Tik Tok, entre muitas outras. Também é possível incrementar sua live com diversos filtros e recursos, além de personalizar o cabeçalho e o rodapé do software, criando atalhos das funções que você mais utiliza, na sua tela.

Antes de iniciar a gravação, o usuário pode testar todas as funcionalidades do programa, fazer o famoso “teste de calibragem”, para verificar se cada detalhe está nos conformes, para então transmitir a live sem qualquer tipo de problema. Sua interface, como mencionada anteriormente, é toda personalizável, porém ao abrir o programa pela primeira vez, aparece apenas a tela de gravação e os comandos básicos (REC, Pause e Stop).

A medida em que o usuário vai personalizando, “dando a sua cara” ao template do OBS Studio, independente do número de recursos que se coloque na tela inicial, o programa configura de uma forma em que seu design não fique poluído e confuso para manuseá-lo, o que torna a experiência com o software mais dinâmica e satisfatória. Assim como a organização da “home”, os comandos também são diretos e objetivos.

Saiba mais sobre o OBS Studio

Para funcionar, o software necessita de hardware e sistemas operacionais específicos. Mas atenção: ter um sistema compatível não garante que ele seja capaz de transmitir ou gravar usando OBS. 

Os requisitos de CPU variam consideravelmente dependendo do codificador escolhido, resolução, frames por segundo e complexidade da cena. 

layout de obs studio

Requisitos básicos

Windows

GPU compatível com DirectX 10.1

Windows 8 | 8.1 | 10

Mac OS

CPU Intel (PPC não é compatível)

GPU compatível com OpenGL 3.3

macOS High Sierra (10.13) ou posterior

Linux / Unix

GPU compatível com OpenGL 3.3

Nossa Opinião sobre o OBS Studio

Sem sombra de dúvidas, o OBS Studio cumpre com o que promete. Sua mecânica, além de totalmente personalizável, é simples, diferente da maioria dos programas deste tipo de mercado. Além disso, o Open Broadcast Software possui o recurso de teste antes de iniciar uma gravação e calibrar conforme sua preferência, outra característica difícil de encontrar em outras ferramentas.

Um ponto negativo, mas compreensível pelo que entrega, é que para executá-lo, a máquina do usuário precisa ter algumas configurações básicas, assim, se torna um software restrito para diversos computadores e notebooks. Resumidamente, o OBS Studio, de fato, é referência em softwares e ferramentas de edição e transmissão de vídeos ao vivo, porém devido as suas configurações básicas, torna-se um app “seletivo”, podemos colocar assim.

Prós & Contras

Prós

  • Transmite os conteúdos em tempo real para diversas plataformas.
  • Possibilita capturas de tela por meio do teclado.
  • Barra de ferramentas com fácil acesso e manipulação.

Contras

  • Não funciona em versões mais antigas do Windows.

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o OBS Studio

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação