Logo Microsoft Office Live Workspace Ícone

Microsoft Office Live Workspace

Versão Beta Grátis
Funciona em: Web
Adicionado em : 23/02/2010 Microsoft
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+2 Avaliações
  • Foto de Marcus Dalla
    Marcus Dalla 17 de abril de 2008 - 19:45
    10
    Nota Excelente!
    Prós: Consegui o acesso num instante! Após o cadastro, vc faz o login com a sua conta do Windows Live. Vc pode armazenar seus documentos (do pacote Office ou não, anotações, listas, etc), diretamente no site, acessando de onde quer que esteja. Dá para abrir e salvar o documento diretamente do site (baixando o add-on do programa, que acrescenta a opção no menu do "abrir e salvar"; atualmente, eu passei a usar somente os arquivos armazenados neste Office Live, acabando com aquela confusão de sincronização de pen-drive, PCs e etc. Existem vários modelos pré-definidos de temas de trabalho, organização de eventos, escolares, de casa, esportivos... De acordo com o tema, vc tem, por exemplo, lista de participantes, contatos, calendário de notas semestral para a faculdade, lista de compras, programação de viagem, programa de treinamento esportivo, etc... Vc tem a opção de acrescentá-los (New Workspace) conforme desejar, atribuindo compartilhamento (menu Share) a eles (ou somente a determinados arquivos), para que as pessoas possam acessá-los, fazer comentários (menu Comment) participar na elaboração, podendo abrir, salvar e modificar os documentos. Todas as atividades (menu Activity) ficam logadas, com a identificação de cada pessoa.

    Contras: Nenhum. Nem mesmo o fato de ter menos de haver um limite de 500MB para armazenamento. Para documentos é o suficiente para a maioria das pessoas. Para outros arquivos podemos utilizar o SkyDrive do Windows Live (limite de 5GB) ou ainda o ADrive limite de 50GB. Sim, é em inglês, mas logo vai mudar e se popularizar, passando a fazer parte da nossa vida como o hotmail, msn, spaces, etc... É bom já ir se acostumando!

Descrição

Andressa Xavier
Serviço da Microsoft que oferece um espaço online para você salvar e compartilhar seus documentos do Office

Microsoft Office Live Workspace é a solução online para armazenamento e compartilhamento de documentos criados com o Excel, Power Point e Word. Com até 5 GB de espaço, nesta plataforma você visualiza, edita e compartilha documentos, e tudo pode ser protegido por senha.

O ambiente onde se armazena, acessa e compartilha os arquivos leva o nome de espaço de trabalho. O compartilhamento de arquivos é feito através de endereços de e-mail. Basta enviar um convite para uma pessoa para que ela integre seu grupo.Você define se os membros podem editar os documentos ou somente visualizá-los. O espaço de trabalho pode ser acessado de qualquer computador em qualquer lugar por até 100 pessoas.

Aproveite este serviço online da Microsoft.O Microsoft Office Live Workspace pode ser um substituto para seu pendrive. Por menor que um arquivo seja, às vezes é mais fácil armazená-lo online do que copiá-lo em um drive removível. Também é uma opção para acessar arquivos do trabalho fora do escritório, por exemplo.

Para acessar o ambiente online, é necessário ter uma Windows Live ID, que pode ser uma conta do Hotmail ou do Xbox Live, por exemplo. Os documentos só podem ser acessados com esse login. Complementando a segurança, todos os arquivos são protegidos contra vírus com o Microsoft Forefront security.

ambiente virtual

O uso do Microsoft Office Live Workspace pode ser resumido em três passos principais. O primeiro é a criação de grupos de trabalho. Professores podem criar projetos para cada disciplina ou turma, funcionários podem criar um grupo para cada meta e por aí vai.

O menu com as funções de trabalho.Em seguida você adiciona os documentos que deseja visualizar e/ou compartilhar. Por úlimo, basta compartilhar o grupo de trabalho com quem você quiser.

O botão “Novo” apresenta os recursos para a criação de novos documentos. “Nota” refere-se a um bloco para anotações; “Lista” é um recurso para a criação de listas na forma de tabela livre; “Lista de Tarefas” é mais completa para uma relação de atividades a serem feitas, podendo servir como um calendário inclusive.

“Lista de Contatos” é o lugar para gerenciar informações de contatos através de uma agenda virtual; “Lista de Eventos” tem funcionalidade parecida, porém para eventos.

Neste mesmo menu, você acessa as opções para a criação de documentos do Word, Excel e Power Point, e também a ferramenta para criação de pastas que organizam tudo. Nestes casos, é necessário ter o Office instalado no computador.

A ferramenta que insere arquivos em seu espaço de trabalho virtual é a “Adicionar Documentos”. Clicando neste botão, uma janela do Windows se abre e você pode pesquisar e localizar os aruquivos do Office em seu computador, adicionando-os ao Office Live Workspace.

Não se iluda achando que este serviço segue a mesma linha do Google Docs ou de outras ferramentas online, visto que recursos como edição dos documentos não podem ser realizados no ambiente online.

Mais de um ambiente

Muita gente usa somente uma conta do Hotmail para receber seus e-mails particulares e de trabalho. Ainda existem usuários que trabalham em mais de um projeto em suas empresas, que, também, usam apenas uma conta de e-mail. O Office Live Workspace vai garantir para estes usuários a possibilidade de criação de mais de um ambiente de trabalho.

Isto é permitido justamente para que você não se obrigue a criar uma conta de acesso para projetos específicos. Por meio do menu lateral, clique na opção “Novo Espaço de Trabalho” para criar um novo esaço. Uma janela com várias opções se abre e você deve escolher aquelas que forem necessárias, como ambiente para informações de trabalho, escolares, grupos de estudo, eventos e festas entre outros.

Modelos com configurações pré-definidas.

Dê um plus em seu Office

Para fazer a integração de seus aplicativos do Office, o Microsoft Office Live Workspace apresenta uma opção para a inclusão de um plugin. Clique no botão “Instalar Office Add-in” e instale a aplicação e garanta a integração.

Feche todos os aplicativos do Office abertos e abra-os, na seqüência, novamente. Os usuários do Microsoft Office XP e Microsoft Office 2003 vão ganhar uma Barra de Ferramentas nova, com as funcionalidades referentes ao serviço online. Já quem possui o Microsoft Office 2007 poderá notar uma opção nova no menu.

Exemplo de visualização de um texto.

Com este plugin, podem-se abrir os documentos do Office no computador local e salva-los diretamente no ambiente online. Este tipo de integração torna o trabalho mais dinâmico e eficiente, já que não é necessário abrir a estação de trabalho online e adicionar, manualmente, os arquivos.

Navegadores compatíveis

  • Microsoft Internet Explorer 6, 7 e 8 (Windows XP, Server 2003, Vista e 7)
  • Mozilla Firefox (Windows XP, Server 2003, Vista, 7 e Mac OS X 10)Safari 3 e 4 (Mac OS 10)

Nossa Opinião sobre o Microsoft Office Live Workspace

O Microsoft Office Live Workspace melhorou muito desde que o serviço foi disponibilizado. A começar pela capacidade de armazenamento, que pulou de 500 MB para 5 GB. Considerando os tipos de documentos mais comuns em escritórios, é mais do que suficiente.

Por um lado, o uso é simples e intuitivo, sendo necessário apenas clicar nos botões para adicionar arquivos ou para criar documentos novos. O recurso para criação de novos ambientes também funciona perfeitamente, fazendo com que você organize suas informações por categorias, sem misturar os assuntos. O acesso ao serviço é rápido e a interface é facilmente desvendada, com temas próprios para  diferentes modelos pré-definidos.

Por outro, a Microsoft peca com a exigência do Office para criação e edição dos arquivos. Ou seja, nem tudo pode ser feito em qualquer máquina. Resumindo: para armazenamento e compartilhamento de arquivos e documentos, o Microsoft Office Live Workspace é uma alternativa eficiente. Porém, quando o assunto é edição, ainda está muito atrás do Google Docs.

Prós & Contras

Prós

  • Compartilhamento de documentos
  • Criação de diferentes espaços
  • Facilidade de uso

Contras

  • Criação e edição de documentos requer o Office instalado

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Microsoft Office Live Workspace

+2 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação