*

Logo DevicePilot ícone

DevicePilot

1.0
  • Gratuito
  • Para Web
  • Adicionado em 26/12/2018
  • DevicePilot
  • Acessar
    Gratuito
  • 9downloads
  • 0 1 10
  • Download seguro
    Verificado com Antivírus

Uma plataforma completa e unificada para você monitorar seus dispositivos IoT

Por Ramon de Souza
Publicidade

O DevicePilot é uma plataforma online voltada a desenvolvedores e administradores de sistemas. Seu objetivo é agir como um painel centralizado através do qual você consegue monitorar, em tempo real, todos os dispositivos IoT (Internet of Things, ou internet das coisas, como o termo ficou popular no Brasil) em um único lugar, de forma simples e fácil. Trata-se de um serviço que se aproveitada da onda de gadgets conectados.

A ideia dos criadores do DevicePilot é oferecer um dashboard completo que integre as principais ferramentas de administração de IoT industrial e comercial disponíveis no mercado, como a AWS IoT (da Amazon, a The Things Network, a MQTT e a Sigfox. Também é possível integrar dispositivos customizados usando as linguagens de programação Node.js, cURL e Python.

Uma vez que você tenha montado seu painel customizado no DevicePilot, é possível monitorar sensores, maquinários e todo tipo de aparelho eletrônico que possua uma conexão com a internet e faça parte de sua infraestrutura corporativa. Porém, nada impede que você o utilize para fins residenciais, observando o comportamento de fechaduras, câmeras, cafeteiras, termostatos e outros dispositivos inteligentes que podem ser facilmente adquiridos nos dias atuais.

Por ser uma ferramenta específica para desenvolvedores, o DevicePilot conta com vários recursos próprios para programadores, como a exibição de KPIs (indicadores de performance), notificação de eventos (como um aparelho em mal-funcionamento), heat maps de alcance de cada dispositivo e assim por diante. É possível usar o serviço gratuitamente para monitorar até 25 aparelhos de IoT, mas existem planos pagos empresariais para quem deseja adicionar mais gadgets.




Nossa Opinião sobre DevicePilot

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o DevicePilot e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

Antes de mais nada, é importante alertarmos que o DevicePilot não é uma plataforma para qualquer um. Trata-se realmente de uma ferramenta para quem trabalha com desenvolvimento de sistemas e monitoramento de redes, e deseja concentrar todos os dispositivos IoT que compõem a infraestrutura de sua companhia. Sendo assim, ele é perfeito sobretudo para grandes fábricas e indústrias, que contam com centenas ou até mesmo milhares de maquinários conectados à internet e que não podem parar.

Sendo assim, para utilizá-lo, é essencial que você já tenha certo conhecimento de outras ferramentas de administração de IoT (a AWS IoT é, sem dúvidas, a mais famosa de todas) e entenda o básico de linguagens de programação para integrar os equipamentos em seu painel. Uma vez que isso tenha sido feito, porém, o DevicePilot se prova um serviço excelente para monitorar o bom funcionamento de gadgets inteligentes, notificando incidentes e dando estatísticas de performance.

Tudo isso em uma interface extremamente amigável, intuitiva e simples de compreender, o que torna o trabalho do profissional bem mais agradável. A quantidade de recursos e do DevicePilot impressiona, e é por isso que o app conta até mesmo com um guia interno para que você possa tirar o máximo de proveito possível de todas as suas funcionalidades.

Em suma, embora essa seja uma possibilidade, o serviço dificilmente é atraente para consumidores finais; porém, se você tem uma empresa e precisa administrar remotamente aparelhos de IoT o tempo todo, vale a pena conhecer essa solução.

ImportantePrós
  • Interface agradável e intuitiva
  • Compatível com várias plataformas e linguagens de programação
  • Plano gratuito para uso residencial

Comentários (0)

Nenhuma pessoa comentou este programa, gostaria de ser o primeiro?
Publicidade


Shopping Baixaki