Logo DCTF - Programa Gerador da Declaração (PGD) Ícone

DCTF - Programa Gerador da Declaração (PGD)

Versão 3.5c Grátis
46.88 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1/10
Adicionado em : 06/03/2020 Receita Federal
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Crislaine Henk
Saiba como baixar o DCTF para declarar o IRPF 2020!

As obrigações fiscais são compromissos que as empresas e pessoas físicas firmam com o Estado. No caso, tributos e  outras formas de cobrança e pagamento entram nesse pacote de compromissos. Todos os anos, a partir do mês de março, as declarações de pagamentos devem ser realizadas para que a Receita Federal possa checar as informações, como no caso do IRPF 2020.

Uma das obrigações a ser cumprida pelas pessoas jurídicas é a Declaração de Débitos e Créditos de Tributos Federais (DCTF), considerada como tributação acessória. Esse documento deve ser preenchido pelas empresas e repassado ao governo federal.

Nele, são declarados todos os valores pagos em tributos e as contribuições relacionadas à empresa, dentro do período relacionado. Além disso, devem ser apresentados os pagamentos que foram realizados pela empresa, os serviços de crédito e demais.

Baixar DCTF - Programa Gerador de Declaração

Há mais de uma versão desse programa disponível para download. Para escolher qual será instalada, é preciso verificar qual o ano correspondente ao da declaração. O DCTF é separado por anos e períodos e por isso, é essencial observar essa informação antes do download.

DCTF - Programa Gerador da Declaração (PGD) - Imagem 1 do softwareDCTF - Programa Gerador da Declaração (PGD) - Imagem 2 do software

A instalação é padrão, com uma sequência de passos a serem seguidos pelo usuário até que o programa esteja pronto para o uso. Depois de instalado, ele fica disponível para ser acessado, já com um ícone na área de trabalho.

O programa conta com uma área de trabalho que possui ícones na parte superior e um menu com três categorias. Para começar o preenchimento, há dois caminhos: abrir um novo arquivo e informar os dados pedidos ou realizar a importação as informações de outra declaração.

Para auxiliar nesse processo, o programa disponibiliza um menu de ajuda que conta com um pequeno tutorial. Nesse espaço, estão reunidas as informações sobre o programa e cada uma das etapas que são necessárias para completar o preenchimento. Ele também apresenta opções de ferramentas que auxiliam no desenvolvimento do preenchimento.

Nossa Opinião sobre o DCTF - Programa Gerador da Declaração (PGD)

Esse programa é uma excelente opção para quem precisa declarar o imposto. Para as pessoas jurídicas, ele auxilia no controle das informações, além de direcionar os dados para que sejam analisados de forma correta. A tela de trabalho é bem simples, evitando distrações, além de permitir um encaminhamento correto.

A opção do tutorial com as informações sobre o uso, além de explicações sobre todos os campos e como preenche-los de forma correta e assertiva, além de conseguir encaminhar bem o usuário que tem menos conhecimento sobre o tema. As outras opções de ajuda tammbém são completas e assertivas.

O DCTF também apresenta as informações de menu organizadas de forma clara e visual, indicando o caminho a ser seguido. O principal problema do programa está em seu design parecer simples demais, o que destoa dos demais programas normalmente utilizados, causando estranheza.

Prós & Contras

Prós

  • Excelente opção com direcionamento das informações a serem analisadas
  • Formato busca evita distrações durante o preenchimento
  • Tutorial organizado e completo que encaminha o preenchimento
  • Menu organizado de forma clara e visual

Contras

  • Design simples e retrô podem causar estranheza ao usuário

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o DCTF - Programa Gerador da Declaração (PGD)

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação