Logo Bloodstained: Ritual of the Night Ícone

Bloodstained: Ritual of the Night Versão 1.0 Pago

9.54 GB
Funciona em: Windows
7/8/8.1/10
Atualizado em : 29/07/2019 ArtPlay
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus
R$ 75,49 Comprar o Jogo
via baixaki store

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Gabriel Novaes
Um sucessor espiritual de Castlevania: Symphony of the Night.

A Konami parou a produção de Castlevania há um tempo, e mesmo antes já havia largado a fórmula metroidvania que consagrou o mercado. Justamente por isso, Koji Igarashi, a mente por trás da genialidade na quinta geração da série saiu da empresa em 2014 e anunciou sua nova desenvolvedora, a Artplay, que teve como primeiro game Bloodstained: Ritual of the Night, um sucessor espiritual de Castlevania: Symphony of the Night.

Cinco anos depois, após diversos problemas de desenvolvimento, cancelamento de versões e feedbacks pesados sobre muitos aspectos da jogabilidade e da arte do jogo, Bloodstained chegou com uma das campanhas mais bem-sucedidas de todos os tempos no Kickstarter. Mas será que ele cumpre a promessa? Vem ver a nossa análise completa.

Requisítos para jogar

Mínimo
Processador: AMD FX-4350 / Intel Core i5-4460
Memória: 4 GB de RAM
Placa de vídeo: AMD Radeon R9 280X / GeForce GTX 760
Armazenamento: 10 GB de espaço disponível

Um dos melhores metroidvanias já feitos

De fato, ter o diretor de Castlevania: Symphony of the Night ajudou muito a criar o aspecto metroidvania que o título inventou e no qual é o melhor até hoje. Em muitos pontos, Bloodstained é um Symphony of the Night 2, principalmente no que envolve a exploração, o ritmo e a possibilidade de o jogador se perder entre os cenários — sem pegar na mão e explicar o que é preciso fazer.

A aventura é realmente para os órfãos de um Castlevania nos moldes antigos, e não deixa a desejar. Há alguns temperos para apimentar a jogabilidade e elementos que surgiram pós-Symphony of the Night, bebendo da fonte de jogos posteriores da franquia, como Dawn of Sorrow e outros títulos portáteis.

O ritmo é algo muito bom em Bloodstained. Sempre há quests secundárias, locais do mapa ainda não explorados e recheados de itens especiais, upgrades de vida e magia, armas novas, chefões secretos e até mesmo shards inéditos que podem conceder novas habilidades para o progresso da campanha, que tem cerca de 15 horas de duração. Ainda assim, fazer tudo que há de opcional garante mais umas boas horas, e há modos extras e dificuldades novas desbloqueáveis no fim da campanha.

Nesse sentido, o novo jogo de Igarashi é um verdadeiro presente aos fãs. A sensação de revisitar Symphony of the Night de uma forma diferente era a maior promessa, e ela foi cumprida com maestria. Mais uma vez, a aventura acontece na sinfonia da noite em um castelo cheio de demônios e criaturas da escuridão, bem do jeitinho que lembramos: backtracking no modo puro e divertido que todo mundo queria ter.

Jogabilidade ótima que honra o legado

Bloodstained não é um hack and slash, um jogo sobre combos e grandes extravagâncias de ação. O título se mantém na fórmula Castlevania até nisso, mas também traz sua dose de variedade com pesos e velocidades diferentes para cada arma. E há bastante delas, cada uma com peculiaridades que atendem aos diferentes estilos de jogabilidade.

Os jogadores estão constantemente entretidos com monstros em um level design muito bem-feito, com desafios legais de plataforma, diversos trechos que requerem habilidades especiais e por aí vai. Mais para o fim da aventura, a capacidade de inverter o castelo é adquirida e tempera ainda mais as coisas. Bloodstained é genuinamente divertido.

O grande destaque do jogo é o sistema de shards (fragmentos, em português). Cada monstro pode oferecer um estilhaço a Miriam, a protagonista do game, que recebe uma habilidade especial. Há diversos tipos de shards que são atribuídos a botões diferentes: alguns são para ataque, outros são para resolver puzzles e há até mesmo alguns passivos, como o pulo duplo.

Existe também um sistema de crafting de armas e comidas que permite que você aumente seus status e compre armas novas. Todavia, os materiais deixados por monstros são bem escassos e nem sempre a receita é clara. É uma mecânica legal, mas deixa um pouco a desejar. Ter uma loja seria uma solução mais simples e funcional.

Bloodstained é, sim, um sucessor espiritual de Castlevania: Symphony of the Night em muitos aspectos e até aprimora algumas coisas, mas a execução não é perfeita como no jogo da era PlayStation. Em alguns momentos, fica evidente que se trata de um jogo independente que teve mais verba, pois nem tudo é tão polido quanto a fonte original ou em um game de alto orçamento.

 

Nossa Opinião sobre o Bloodstained: Ritual of the Night

Vale a pena?

Bloodstained: Ritual of the Night é um sucessor à altura de Castlevania: Symphony of the Night e traz de volta a fórmula quase idêntica à original. As ideias são boas, as músicas são ótimas, a atmosfera é bem legal e, acima de tudo, o game é bem divertido e tem um ritmo excepcional que prende os amantes do gênero.

Contudo, a teoria é melhor que a execução. Pode parecer que o game é ruim falando assim, mas longe disso: ele só não é perfeito e tão refinado quanto a fonte de inspiração. Se não fossem os bugs, certamente a experiência seria muito mais agradável e faria dele um jogo extremamente marcante na geração.

Confira aqui a análise completa no site do Voxel.

Prós & Contras

Prós

  • Exploração metroidvania de primeira, possivelmente uma das melhores do gênero
  • História simples, mas bacana
  • Diversas referências a série Castlevania legais para os fãs mais hardcore
  • Gráficos 2.5D muito bonitos em grande parte
  • Ritmo praticamente impecável e progressão que não guia o jogador pela mão
  • Modos extras para aproveitar após o término da aventura

Contras

  • Bugs sérios que comprometem a experiência, crashs e saves corrompidos
  • O sistema de crafting é legal, mas deixa a desejar
  • Alguns problemas de performance e texturas ruins
  • Problemas na localização para PT-BR

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Bloodstained: Ritual of the Night

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação